Presidente da Proguaru participa do programa Radar de Notícias

Voltar para Notícias

O diretor-presidente da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A), José Roberto Vomero, concedeu na manhã desta terça-feira, dia 7 de março, entrevista ao programa Radar de Notícias. Ele foi sabatinado pelos jornalistas Pedro Notaro e Rodrigo Souza e mostrou muita segurança e transparência ao falar das medidas que a nova direção da empresa tem tomado com o objetivo de torna-la mais saudável e eficiente.

Vomero não fugiu a nenhuma pergunta, sobretudo, quanto a real situação pela qual a nova direção encontrou a Proguaru. Ele destacou que a situação da empresa é extremamente complexa de ser resolvida, especialmente por conta da desestruturação e do déficit que foi herdado em mais de R$ 200 milhões, em sua maioria dívidas fiscal e previdenciária.

De acordo com o presidente da empresa, a nova diretoria vem negociando com todos os fornecedores, além de estar renegociando os débitos fiscais, em busca da Certidão Negativa de Débitos (CND), fundamental para a assinatura de novos contratos de prestação de serviços com a Prefeitura. Apesar do cenário herdado, Vomero ressaltou a eficiência do serviço de zeladoria da empresa na cidade. “Na verdade, o que opera no vermelho são os serviços de limpeza e controle de acesso. O serviço de zeladoria é superavitário”, ressaltou.

Quanto ao estigma de que o funcionário da Proguaru não trabalha, o dirigente foi enfático. “Quando cheguei à empresa tinha o conceito de que iria encontrar um monte de gente sem fazer nada. Pelo contrário! Encontrei um corpo de pessoas dispostas a trabalhar. Acompanhei muitas obras e vi que existem muitos profissionais qualificados”, disse.

Quando o assunto foi a falta de diálogo entre as empresas públicas e concessionárias que prestam serviço na cidade e que acabam deixando rastros, como buracos e entulhos, o diretor-presidente afirmou que agora a realidade é diferente. “Antigamente não existia integração com a Prefeitura, SAAE e Comgás, por exemplo. Hoje já existe este diálogo e as demandas são atendidas com mais eficiência”, afirmou.

Vomero também desmentiu uma possível privatização da Proguaru, que vem cumprindo à risca com seu papel de empresa pública, sendo, por muitas vezes, mais ágil que a Prefeitura. Ele enumerou algumas medidas que vem sendo feitas como a retomada da obra do Centro de Educação Unificado (CEU) São Domingos, a melhora dos trabalhos desenvolvidos pelas regionais, transparência na comunicação com a população por meio do site, respeito e um melhor diálogo com os vereadores, entre outros.

O dirigente falou ainda que com a obtenção da Certidão Negativa de Débitos por parte da Prefeitura de Guarulhos, será possível a retomada do programa de recapeamento de grandes vias, bem como a pavimentação de ruas de terra. Ele falou também sobre o trabalho emergencial feito nos córregos da cidade que evitou que a cidade sofresse com os alagamentos nesta época de chuvas.

Para assistir a entrevista na íntegra clique no link: https://youtu.be/grw_OD4_jLE

Compartilhe esta postagem

Voltar para Notícias