Proguaru e IPT escolhem rua Miguel Biondi para teste do cimento verde

Voltar para Notícias

A rua Miguel Biondi, localizada em Torres de Tibagy, foi a via escolhida pela Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para testar a utilização do cimento verde em subleitos de pavimentos urbanos. Na próxima terça-feira, dia 22, às 9h, representantes das instituições irão se reunir no Centro Operacional Cabuçu com objetivo de definir os próximos passos para a implantação do projeto.

Tanto Proguaru quanto IPT pretendem definir nesta data como será a organização dos trabalhos para a mistura e o transporte dos materiais que serão utilizados em 211 metros da referida rua. No encontro também será estabelecido como irão funcionar os ensaios dos produtos que serão manuseados tanto no C.O Cabuçu quanto na obra.

As obras devem iniciar no dia 28 de agosto com a fresagem da via, que deve durar até o dia 31. Já no dia 1º de setembro, a rua Miguel Biondi começará a receber os materiais. Para testar a resistência dos produtos que serão utilizados no subleito, a rua foi divida em cinco trechos e cada um receberá um material diferente. A previsão é que no dia 13 de setembro seja realizada a pavimentação.

Os intervalos receberão os seguintes materiais: trecho 1 – brita reciclada mais cimento verde; trecho 2 – brita graduada mais cimento verde; trecho 3 – brita graduada tratada com cimento; trecho 4 – brita graduada simples; e trecho 5 – bica corrida reciclada.

A rua Miguel Biondi será monitorada pelo período de um ano. Além do IPT e da Proguaru, o projeto de implantação do cimento verde conta com a parceria da empresa InterCement.

Compartilhe esta postagem

Voltar para Notícias