Proguaru quer multa e punição contra o descarte irregular de lixo em Guarulhos

Voltar para Notícias

Em entrevista ao programa Tribuna Livre comandado pelo jornalista Roberto Samuel e transmitido pela TV Guarulhos – canal 3 da NET, ocorrida na quarta-feira, dia 15 de março, o diretor-presidente da Proguaru, José Roberto Vomero, confirmou que a cidade deverá adotar medidas como multa e punições contra o descarte irregular de lixo e entulho.

De acordo com Vomero, já tramita na Câmara Municipal de Guarulhos, Projeto de Lei que pretende endurecer com aqueles que realizam o descarte irregular. Enquanto o texto não é aprovado, Proguaru e Secretaria de Serviços Públicos têm trabalhado em conjunto na remoção deste material. “Já retiramos mais ou menos 6 mil metros cúbicos de entulho, mas, existem lugares que nós já limpamos e que dias depois voltam a ficar sujos”, contou.

Além do Projeto de Lei, o município pretende combater o descarte irregular por meio das câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Transporte e de Trânsito, além de trabalhar com a possibilidade de contar com os equipamentos instalados em escolas municipais e bancos.

Quanto a uma das reclamações mais frequentes da população, os buracos nas vias, Vomero enfatizou novamente que a empresa tem trabalhado com um passivo deixado pela antiga administração, além dos que surgiram com as fortes chuvas que caíram na cidade durante o início deste ano. “Conseguimos tapar 3.500 buracos em janeiro e chegamos perto de 6 mil em fevereiro. Em março esperamos superar o número de buracos tapados”, completou o diretor.

Em relação ao recapeamento de vias, o diretor-presidente disse que a empresa pretende fazer algumas ações pontuais. Já a pavimentação de ruas, principalmente àquelas que passam ônibus e que ainda são de terra, a situação deverá ser resolvida por meio de recursos federais que virão do PAC-Pavimentação, situação que deverá ser regularizada pela administração municipal nos próximos dias.

Outro problema abordado no programa foram os alagamentos na cidade. Vomero novamente enfatizou o bom trabalho realizado pela empresa, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Meio Ambiente, que no início do ano realizou o desassoreamento e a limpeza de córregos o que evitou o alagamento de ruas e avenidas na última forte chuva.

Perguntado sobre qual o maior desafio da Proguaru, Vomero foi enfático. “Nossa maior missão é de promover a estabilidade financeira da empresa. De pelo menos organizarmos suas dívidas”, enfatizou.

Compartilhe esta postagem

Voltar para Notícias