Saiba mais sobre como encaminhar

O RECEBIMENTO DE RCC PARA O SETOR PRIVADO
Perguntas e Respostas Freqüentes

 

1 – O que é Resíduo da Construção Civil?
Resíduo da Construção Civil - RCC é o nome dado aos restos de construção, reformas ou demolições, popularmente chamado de entulho.

2 – A Proguaru retira o RCC no local?
Não, apenas recebe o material e destina de forma adequada. O transporte fica a cargo do contratante do serviço.

3 Quais os locais disponíveis para a entrega de RCC do setor privado?
A Proguaru recebe RCC do setor privado na sua Usina de Reciclagem, no Cabuçu.

4 – Quais os tipos de RCC que posso entregar na Usina de Reciclagem?
A Proguaru recebe RCC Classe-A (concreto e misto): restos de tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, rochas, argamassa, telhas, reboco etc. Todo material entregue na usina deve estar “limpo”, ou seja, composto apenas pelos resíduos descritos acima.

A usina NÃO recebe restos de gesso, drywall, telhas de amianto, terra de escavações de fundação, cortes de terreno, pedaços de madeira, papel, plástico, tubos de PVC, entre outros materiais similares.
Para garantir que seu RCC esteja adequado ao recebimento na usina, é importante que seja feita a triagem (separação) no local de sua origem.

5 – Qual a quantidade de RCC que posso entregar na usina?
A Usina de Reciclagem da Proguaru tem capacidade para receber até 150m3 (metros cúbicos)/dia de RCC do setor privado. As entregas deverão ser feitas mediante prévio agendamento. A quantidade de entulho transportada deverá corresponder à capacidade volumétrica do veículo de transporte, sem excesso ou coroamento.

Quantidades inferiores a 1m³/dia devem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária da Prefeitura (PEVs).  O recebimento é gratuito.

6 – Quais os dias e horários de funcionamento da usina? Preciso agendar a entrega?
A Usina funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h30. É essencial agendar a entrega.

7 – Qual é o preço cobrado para entrega do RCC?
O valor é de R$ 8,00/m³.

8 – O que a Proguaru faz com esse RCC?
O entulho é transformado em agregados reciclados utilizados na fabricação de pré-moldados, como tampas de boca de lobo, lajotas de piso permeáveis e mobiliário público (bancos e mesas de praças, por exemplo), e na execução de serviços e obras públicas. Assim, a Proguaru contribui para a preservação do meio ambiente, com a conservação dos recursos naturais, e promove o desenvolvimento urbano, com sustentabilidade ambiental. Clique e conheça a Usina de Reciclagem de RCC da Proguaru.

9 – Como contratar o serviço?
O serviço poderá ser contratado mediante prévio cadastro, por e-mail: pga@proguaru.com.br ou pelo telefone 2304-3133, e posterior ACEITE dos critérios estabelecidos e pagamento de valor correspondente ao volume a ser entregue.

 

A Proguaru disponibiliza também uma pesquisa sobre nossa Usina de RCC. O formulário tem o objetivo de ajudar as empresas privadas, que trabalham com resíduos, a conhecer o nosso trabalho de reciclagem. Para preencher a pesquisa, clique aqui.

 

Documentos necessários para o cadastro:

  1. Pessoa Física ou Transportador Autônomo:
    - Cédula de Identidade (RG);
    - CPF;
    - Dados do(s) caminhão(ões): placa(s), marca(s), modelo(s), ano(s), capacidade(s) volumétrica(s) da(s) carroceria(s) transportadora(s) de RCC.
  1. Pessoa Jurídica:
    - CNPJ;
    - Inscrição Municipal da atividade em Guarulhos;
    - Licença Ambiental Municipal ou Estadual (CETESB), no caso de empresa de Área de Triagem e Transbordo - ATT;
    - Dados do(s) caminhão(ões): placa(s), marca(s), modelo(s), ano(s), capacidade(s) volumétrica(s) da(s) carroceria(s) transportadora(s) de RCC.

 

As três etapas para contratação o serviço:

  1.  Envie por e-mail os documentos necessários para o cadastramento e aguarde o contato da Proguaru;
  2. Informe por e-mail ou pelo telefone 2304-3133 a quantidade de resíduos a ser disposto na Usina. A Proguaru enviará o boleto bancário com o valor da quantidade contratada. Em até 24 horas, a Proguaru enviará por email a confirmação do pagamento;
  3.  Entre em contato por telefone para agendar a(s) entrega(s) e receber o Controle de Transporte de Resíduos (CTR), que garantirá o seu trafego com o resíduo na cidade e a sua entrada com o material na usina.
     

9. Quais são os critérios de recebimento de RCC?
O resíduo da construção civil será recebido pela Proguaru, mediante o cumprimento dos seguintes critérios:

a. Cadastramento da pessoa física ou jurídica;

b. Pagamento antecipado, via boleto bancário, da cota de serviço contratado, limitada a 500m³ por cota;

c. Prévio agendamento pelo telefone 2304-3133, de acordo com a disponibilidade de capacidade física de recebimento do RCC na Usina de Reciclagem na data solicitada;

d. Apresentação do Controle de Transporte de Resíduo (CTR), fornecido pela Proguaru, devidamente preenchido e com numeração sequencial, conforme ABNT NBR 15.112 de 2004 – Anexo A;

e. O recebimento do RCC será efetivado somente após vistoria executada no momento da entrega por equipe capacitada, para a identificação da qualidade dos resíduos, conforme Norma ABNT 15.116 de 2004 descrita acima;

f. O resíduo da construção civil deverá ser do tipo Classe A (concreto e misto), conforme o item 4 (Classificação) da ABNT NBR 15.116 de 2.004, a saber:

- Resíduos da construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura;
- Resíduos de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento e outros), argamassa e concreto;
- Resíduos de processo de preparo e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios e outros), produzidas nos canteiros de obras.

Obs.: Qualquer um desses resíduos deverá estar totalmente isento de:

- Solos provenientes de serviços de terraplanagem e escavações em geral, placas ou pedaços de asfalto;

               - Gesso em geral, gesso acartonado ou dry wall e amianto.

10. Quais as sanções por descumprimento dos Critérios de Recebimento do RCC? 

         a. Retirada imediata, pelo transportador, do seu RCC descarregado, identificado como inadequado pela vistoria da Proguaru, conforme os critérios estabelecidos;

  1. Perda do valor correspondente ao volume de RCC inadequado descarregado, conforme CTR apresentado.

Obs.: O valor correspondente servirá exclusivamente para custear o tempo utilizado pela Proguaru no recarregamento do caminhão que trouxer o RCC para a Usina de Reciclagem;

  1. Suspensão temporária e/ou definitiva do Cadastro da Pessoa Física ou Jurídica para a entrega do RCC sob sua responsabilidade na Usina de Reciclagem da Proguaru, quando o interessado:

                1. Descumprir a Norma ABNT 15.116 de 2004 reiteradas vezes;
                2. Declarar endereço falso de gerador do RCC;
                3. Declarar no CTR volume de RCC entregue na Usina de Reciclagem diferente da capacidade de transporte descrita do caminhão ou na caçamba brooks.

 

Contratação ou dúvidas:

Tel.: 2304-3133 - Email: pga@proguaru.com.br

   

 

Mais Notícias